quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Observações em 13 de Setembro

No sábado, dia 13/09/2008, o nosso grupo realizou mais uma noite de observações. Desta vez foi no clube Itapagipe. Estamos planejando transformá-lo, provisoriamente, no nosso local oficial para os nossos encontros e este foi o encontro inaugural. Os membros Rogério, Ricardo e Miguel se fizeram presentes. Por motivo de força maior, não pude estar presente. Mas, Miguel ficou com a incumbência de fazer o relatório completo. Segue a sua narrativa:

"Rogério chegou por volta das 18:00" nos conta ele, "ótimo horário, pois Vênus, Mercúrio e Marte ainda estavam no céu. Começamos a nos instalar no clube e apontar para o firmamento, eu, claro, muito admirado com o 200 mm de Rogério estava louco para dar uma olhadinha.IMG_0813 copy_crop_reduzida

"Primeiro apontamos para Vênus, coisa rápida, depois começamos a olhar algumas estrelas, mas a lua não estava de brincadeira então, fomos atrás de alguns aglomerados, ele me mostrou M7, e como ainda estava cedo apontei para a caixinha de jóias, apontei para M6 (aglomerado da borboleta) e me encantei com sua forma, acreditem ele tem uma forma de borboleta mesmo que Rogério diga o contrário .

"Rogério olhava para o céu onde aparentemente não tinha nada e encontrava duplas, aglomerados, nebulosas e com isso pude observar belas dublas que não lembro o nome. Observamos também a nebulosa do anel e tivemos a visita inesperada da ISS só confirmamos com o telefonema de Ricardo avisando que ela estava de passagem por nós. Pouco tempo depois Ricardo chegou trazendo consigo o telescópio e a maquina fotográfica.

"Apontamos para Júpiter e os galileanos estavam todos perfeIMG_0805 copy_crop_reduzidaitamente alinhados, Ricardo tentava fotografar para me mostrar como era difícil enquanto Rogério apontava para algumas duplas.

"Cegamos-nos olhando para a Lua mesmo com filtro e vimos seus detalhes mais importantes.

"Assim chegamos ao final das observações que para mim foi uma aula com os professores Rogério e Ricardo.

"Não farei conclusão pois foi minha primeira observação em grupo mas, deixo que Ricardo ou Rogério façam por mim essa conclusão."

Enquanto eu passava raiva explicando para uns "malucos" que não sou astrólogo e que astrologia não é Astronomia os meninos faziam a maior festa! Seguem-se alguns comentários de Ricardo e Rogério:

"Não sou muito bom de fazer relatórios" disse Ricardo num e-mail enviado para alista. "E, quanto as duplas" prosseguiu ele, "o especialista é Rogério, mas lembro que observamos Albireo e Epsilon Lyrae que foram as que mais me chamaram a atenção naquela noite".

Por sua vez Rogério resolveu dar o seu depoimento em resposta ao e-mail enviado por Ricardo:

"Foi mesmo Ricardo. Albireo é simplesmente linda, mais bonita que Pi Puppis, que também é um associação de vermelha com azul. A dupla-dupla de Lira foi a primeira vez que ví, assim como aquela de Cisne.... muito bom mesmo".

Embora Miguel houvesse dito que não faria conclusão... ele concluiu:

"Este com certeza foi primeiro passo de uma jornada nas estrelas em Salvador."