sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Projeto “Como Vejo o Céu” na Xavante-Uefs

O Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana - CAAFS realizou no dia 23/08 (sábado) mais uma etapa do projeto “Como Vejo o Céu”.

O Projeto “Como Vejo o Céu” é uma iniciativa do Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana, que tem por objetivo divulgar as ciências astronômicas através de observações celestes com telescópios sempre orientada por membros mais experientes do clube, ou com projeção do céu artificial no planetário do Observatório Astronômico Antares-uefs o qual é um parceiro do CAAFS.

Desta vez os astrônomos amadores que fazem parte do CAAFS apontaram seus telescópios para o céu da chácara Xavante pertencente a UEFS localizada na rodovia que liga Feira de Santana a São Gonçalo dos Campos.

Nosso grupo chegou á chácara por volta das 18:00hs preocupado com as condições climáticas que não permitiam a princípio fazer observação.

Foi feito o reconhecimento do local e pode-se perceber que as condições de observação não seria tão propícia mesmo assim escolhemos um ponto no céu e esperamos as nuvens que ameaçavam chuva sair .

Por volta das 19:00hs o lado sul celeste ficou limpo e pudemos contemplar os objetos celeste que apareciam naquela região.

Este projeto é de fundamental importância para os astrônomos amadores, principalmente para aqueles menos experientes, pois se trata de uma atividade prática com ricos detalhes dos astros observados. Veja as imagens:

clip_image002

Momento de descontração e da partida

clip_image004clip_image006

Chegada no local: hora de arrumar os aparelho e o lanchinho

Hora do Trabalho

clip_image008clip_image010

Difícil é entender o que eles estão discutindo na hora da observação da Coroa Austral

clip_image012clip_image014

E agora o que eles estão querendo????

clip_image018

clip_image016

Preparação para o retorno

OBS.: Gentilmente cedido pelo Professor Zé Carlos do CAAFS

Nenhum comentário: