terça-feira, 5 de agosto de 2008

Que Tal Ter a Astronomia Como Hobby?

Embora sempre tivesse interesse em Astronomia, passei a me aprofundar mais nesta ciência, recentemente, em 2001. É um excelente hobby. É como o xadrez, pode ser tão simples ou tão complexo quanto queira. Só irá depender do quão longe você deseja ir. Para ter a Astronomia como hobby, você por certo não precisa ser graduado em física nem ser um crânio em matemática.

Assim como a maioria dos hobbies requer algum equipamento, não é diferente com a Astronomia. Sendo assim, qual o equipamento que você irá precisar para aderir a Astronomia como um hobby?

1 - Os olhos.

Este será o seu instrumento principal. De noite, quando você sai de aposentos iluminados de sua casa, seus olhos levam cerca de dez minutos para se adaptar ao escuro. Se mora na cidade, talvez note que a iluminação da rua ou das casas o atrapalha quando quer observar o céu. O que fazer nesse caso? Para obter bons resultados, fique fora do alcance de tais fontes de iluminação.

A condição mais propícia para observar os céus é uma noite escura, sem nuvens e sem luar. A claridade difusa da Lua ofusca muitas estrelas de brilho fraco. Quantas estrelas dá para ver a olho nu? Geralmente, entre 2.000 e 4.000. É mais difícil enxergar as estrelas que ficam mais perto do horizonte porque você olha através de uma camada mais grossa de atmosfera, o que diminui o brilho e causa distorção. Há quem fique surpreso de saber que relativamente poucas estrelas podem ser vistas a olho nu, já que, quando se olha para o alto, temos a impressão de ver milhões delas.

2 - Carta Celeste.

As cartas celeste trazem excelentes mapas dos céus, e podem ser encontradas facilmente na internet e muitas ainda familiarizam o amador com os termos usados na astronomia.

galchart

Exemplo de uma carta celeste. Clique na imagem para ampli-a-la.

3 - Planisfério.

Outro instrumento que eu uso é o planisfério. Esta Carta Celeste tipo planisfério consiste num círculo com o mapa das estrelas. Possui várias janelas e pode ser girado e ajustado para a hora e a data desejadas. Assim, tenho condições de saber que estrelas são visíveis do meu ponto de observação em determinada hora e época do ano, na minha latitude.

Obs.: Ao comprar um planisfério, é preciso saber em que latitude se acha a sua cidade.

carta-celeste

Esta é a carta celeste que eu uso. Esta carta foi construida pelo astrônomo Orandio Anselmo Dourado, possui tamanho 26,3x26,3 cm, capa com sulcos, disco interno em azul escuro. Todo material é em Verniz Ultra Violeta que garante mais resistencia ao uso. Preso com botão de pressão, fornece suavidade ao girar o disco para posiconar para observações.

4- Programas de computador.

Existe um grande número de programas sobre Astronomia próprios para principiantes e também alguns mais avançados, que você poderá obter pela internet. Muitos são free e outros são pagos. Clique aqui e você encontrará uma lista de bons programas. O que eu uso é o Starry Night. Considerado pela maioria como um dos melhores programas para a Astronomia amadora. Ele é um planetário completo, com uma representação gráfica muito realista. Quando você configura-o, ele mostra a visão do céu em tempo real. Você também poderá ver o céu em qualquer época na corrente do tempo. Você poderá fazer uma viagem à Lua, ir pra Marte ou para qualquer planeta do sistema solar ou fora dele!

untitled

Esta é uma imagem tirada do Starry Night Backyard. Aqui você observa a representação da Lua projetando a sua sombra na Terra.

5 - Binóculos

Os binóculos lhe proporcionam uma visão mais ampliada dos céus. Poderá ver belos grupos de estrelas que mais parecem jóias suspensas nos céus. Verá também pequenas nuvens, que na realidade são nebulosas, ou seja, nuvens de poeira e gás, que ficam a anos-luz no espaço. A faixa luminosa formada pela Via-Láctea é visível de qualquer ponto da Terra. Também, os binóculos são utilíssimos para vasculhar os céus quando procura ou observa cometas, que aparecem ocasionalmente no sistema solar. Binóculos

Exemplo de um binóculo usado em Astronomia.

6 - Telescópio

Se você passar a gostar realmente da Astronomia, adotá-la como um hobby, vai acabar comprando um telescópio. Existem três tipos de telescópio: o refletor, o refrator e o refletor-refrator.

Telescópio Konusmotor 70900EQ - Equatorial

Acima temos um exemplo de telescópio refrator. O modelo do exemplo é indicado para usuários: Nível 1/2/3 (iniciante/intermediário/avançado).

Abaixo, temos um exemplo de um telescópio refletor Newtoniano avançado. Possui uma distância focal (DF) de 1400mm e um espelho de 150mm de diâmetro. indicado para usuários avançados.

Telescópio Toya Startec 1501400EQ - Refletor Equatorial

Se você for audacioso poderá consultar livros sobre astronomia e sobre telescópios em bibliotecas públicas, ou até mesmo na internet, para montar o seu próprio telescópio. Montar um telescópio refletor é mais fácil do que pensa (pelo

menos para alguns!). Um livro de preço acessível sobre como montar um telescópio astronômico poderá ser de grande utilidade. Achará o projeto interessante.

A observação

Quando avistamos um ponto mais luminoso no céu, logo ficamos imaginando se é uma estrela ou um planeta. As estrelas são fontes de luz, ou seja, grandes usinas nucleares que lançam sinais eletromagnéticos no espaço. Acham-se a grande distância da Terra, sendo que a mais próxima, fora o Sol, fica a 4,3 anos-luz de distância. A luz viaja a uns 300.000 quilômetros por segundo. Visto que a luz das estrelas viaja tanto para chegar até nós, ela se torna fraca. Precisa ainda penetrar na crescente densidade da atmosfera da Terra, o que desvia os raios para diferentes direções. De um modo geral, se o que você estiver observando cintilar, ou piscar, é uma estrela.

Já os planetas, assim como a Lua, apenas refletem a luz do Sol. Acham-se relativamente perto de nós, sendo parte do nosso sistema solar. Assim, os planetas visíveis a olho nu refletem uma luz firme e estável, que não pisca. Uma outra dica para saber se o que você está observando um planeta e não uma estrela é quando, no decorrer da observação durante noites sucessivas, ele muda de lugar em relação às estrelas que ficam aparentemente fixas.

A Lua e os planetas

Naturalmente, achar a Lua é fácil. Quando está visível, ela domina o céu noturno. A lua cheia é realmente bonita, e, ao passo que a noite vai avançando até o dia amanhecer, ela parece viajar do leste para o oeste. Observando mais atentamente, tendo as estrelas como guia, vemos que a Lua está realmente viajando na mesma direção que nós, do oeste para o leste. Verifique isso por uma ou duas horas ou em duas noites consecutivas, notando a posição das estrelas fixas em relação à Lua. Visto que a Terra gira sobre o seu eixo mais rápido do que a Lua faz a sua órbita, a Lua vai ficando para trás.

Quando a lua está mais cheia, o astrônomo pode confrontar-se com o problema da luminosidade excessiva. Uma dica é observar a Lua do quarto ao sétimo dia, ou do vigésimo segundo ao vigésimo quarto dia, a contar da lua nova, visto que nesses períodos as sombras das montanhas e das beiradas das crateras ficam mais longas e mais nítidas, facilitando a sua observação. Isso vale também para as constelações, ou grupos de estrelas.

Eclíptica e o zodíaco

A eclíptica é a trajetória aparente do Sol na sua viagem anual, com as estrelas no fundo. A eclíptica intersecta o equador celestial por volta de 23,5 graus. O zodíaco, que significa “círculo dos animaizinhos”, é uma faixa imaginária de estrelas que segue a eclíptica estendendo-se por uns 8 graus em cada lado. O Sol, a Lua e os planetas visíveis a olho nu sempre estão dentro dos limites do zodíaco.

Os planetas

Mas como saber que planeta está observando? Mercúrio e Vênus sempre ficam ao oeste no céu noturno e ao leste de manhã, nunca a pino. O único páreo para Vênus é a Lua. Você provavelmente o conhece como Estrela D’alva. Os planetas do sistema solar que ficam mais distantes do que a Terra viajam do leste para o oeste. Marte, Júpiter, Saturno e Urano também são visíveis a olho nu. É preciso primeiro consultar os programas de computador para determinar a sua posição, visto que eles se escondem entre as estrelas.

Até Agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional (UAI) alterou a definição oficial do termo planeta, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Hoje é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.

Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas rochosos, que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.

Planetas rochosos

Mercúrio Vênus Terra Marte

Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio é o mais próximo do Sol, a uma distância de apenas 57,9 milhões de quilômetros, enquanto Netuno está a cerca de 4500 milhões de quilômetros. Sendo assim, os planetas do sistema solar são oito: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Todos os planetas receberam nomes de deuses e deusas da mitologia greco-romana.

Solar_system

No alto à direita temos a Lua. Os corpos celestes que estão formando uma linha curva são os oito planetas do nosso sistema solar.

As estrelas

Algumas estrelas são de especial interesse para nós. Uma é a Sírius: ela é a mais brilhante. É também uma estrela dupla, ou seja, duas estrelas que giram em torno de um mesmo centro. A segunda estrela mais brilhante é a Canopus. Ela já serviu de ponto de referência para naves espaciais se orientarem no espaço e para voltarem as antenas em direção à Terra para facilitar a comunicação com a torre de comando.

Ajuda disponível

Você poderar receber ajuda valiosa se entrar para um grupo de Astronomia. Nestes grupos existem muitas pessoas que são apaixonados por esta ciência. Encontramos muitos profissionais e amadores que estão dispostos a dar as orientações necessárias para que você possa tirar o máximo de proveito deste hobby.

Embora exista diversos grupos do gênero, gostaria de destacar um em especial, o Jornada nas Estrelas - Astronomia em Salvador. Este grupo foi criado com o objetivo de formar um grupo de observações na capital baiana. Embora, por enquanto, este grupo seja pequeno, os que o itegram, são pessoas de diversas formações mas que tem em comum uma grande paixão pela Astronomia. Naturalmente, para que você possa fazer parte deste grupo, você precisa ter uma conta no Yahoo.

O Jornada nas Estrelas é um grupo orientado especialmente para a observação, onde você pode contar o que você observou, entregar relatórios de observação, tirar suas dúvidas e também partilhar, com os mais novos, o que você já aprendeu. Os requisitos essenciais para o Perdidos No Espaço é: respeito aos colegas e boa vontade.

Se você desejar entrar para o Jornada nas Estrelas clique aqui. Ou se desejar enviar um e-mail privado para o listowner, clique aqui. Tenha certeza que você será muito bem vindo!

Importante

1 - Nunca olhe para o Sol nem para as suas proximidades com o telescópio ou com o binóculo; você pode ficar cego.

2 - Não se precipite em gastar dinheiro com equipamentos, visto que você pode acabar perdendo o interesse.

Sim, se você realmente aderir a Astronomia com seu hobby, pode ter certeza que você jamais irá se arepender. A Astronomia é um hobby de fascinante aventura de constantes descobertas.

4 comentários:

isa antares disse...

olá!
queria primariamnete parabenizar pela iniciativa...há um tempo que eu procuro pessoas que residam em salvador e estejam dispostas a formar um grupo de astronomos amdores.
o blog está ficando ótimo!
...também quero entrar para o grupo
beijos
isabela

Douglas Tude disse...

Obrigado Isabela! Estamos nos esforçando para conseguir formar um bom grupo de observações! Seja muito bem vinda ao nosso grupo. Sinta-se à vontade para participar, ok? Beijão

oadourado disse...

Parabéns pelo trabalho, falei que seria um sucesso bastaria começar o povo tem necessidades destas informações nesta hora os que estão aprendendo'São os mais faceis para ensinar depois de velhos muitos já querem virar estrelas, temos muitas estrelas para pesquisar, por enquanto voces estão descobrindo uma aqui outra ali, mas quando estiver o grupo formado (sempre aumentando) voces terão que fazer estudos sistematicos e ai entra o manual, com certeza ficará mais fascinante. cordialmente. Orandio Anselmo dourado

Camila Aleluia disse...

me chamo Camila e tenho interesse em participar tb. Sei que o post é antigo, mas se ainda estiverem "recrutando" interessados, eu quero participar.
Vocês já estão com grupo fornadok, ou atuando?
Amei a iniciativa e estou muito interessada! Aguardo respostas.